Quando começa e quando termina

GRADUAÇÃO – Início 24/8/2020 | Término 16/11/2020

Calendário Acadêmico PLE 2020

Inscrição em disciplinas no Período Letivo Excepcional (PLE)

Período de inscrições

1) De 17/07 a 25/07 começam as inscrições dos concluintes no PLE. Tais inscrições não serão feitas pelos alunos, mas pela coordenação.

2) De 27/07 a 05/08 o SIGA estará aberto para inscrições nas disciplinas para todos os demais alunos.

3) De 13/08 a 04/09 teremos o período de alteração de inscrição.

4) Os alunos poderão trancar disciplinas ou a matrícula durante todo o período letivo, ou seja, até 16/11.

1. Inscrição dos concluintes

De acordo com deliberação tomada na última plenária ordinária de graduação, ficou definido que a inscrição no Período Letivo Excepcional (PLE) será prioritária para concluintes.

São considerados concluintes de bacharelado os alunos com até 32 créditos restantes para a integralização do curso de Bacharelado em História (inclusive monografia).

São considerados concluintes de licenciatura os alunos com até 32 créditos restantes para a integralização da Licenciatura em História (inclusive monografia e Prática de Ensino).

Os concluintes de licenciatura poderão solicitar a inscrição nas disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação, considerando o limite de vagas de cada disciplina estipulado no quadro de horário do PLE. A inscrição nas disciplinas obrigatórias de Educação e nas Didáticas Especiais deve ser indicada no formulário enviado ao corpo discente.

Os concluintes de licenciatura que iniciaram a Prática de Ensino em 2019 e cumpriram as Didáticas Especiais (I e II) deverão solicitar inscrição no RCS de Prática de Ensino, de acordo com listagem nominal a ser divulgada pela DAGE.

Os concluintes de licenciatura que iniciaram a Prática de Ensino em 2019 e cursaram apenas Didática Especial I deverão solicitar inscrição em Didática de História II (EDD 629).

2. Inscrição dos não-concluintes

A inscrição dos alunos com matrícula ativa igual ou anterior a 2016.2 será realizada por inscrição direta, ate 24 de agosto de 2020, por meio de formulário que será enviado por e-mail, respeitando o limite de vagas das disciplinas.

A inscrição dos demais alunos será realizada via SIGA, de 27 de julho até 5 de agosto, respeitando o limite de vagas das disciplinas.

**Listagem de alunos habilitados a requerer inscrição em Prática de Ensino - Turma da Professora Alessandra Nicodemos**

**Listagem de alunos habilitados a requerer inscrição em Prática de Ensino - Turma do Professor Amílcar Pereira**

Inscrição em Laboratórios

Excepcionalmente neste PLE, a inscrição em laboratórios deve ser solicitada à DAGE: graduacaohistoriaufrj@gmail.com

Grade Horária

Grade Horária – Bacharelado | Licenciatura

Programa de Disciplinas e Laboratórios

Lista de Laboratórios

• LEÁFRICA – Sociologia Histórica dos Estudos Africanos e do Pensamento Social Brasileiro sobre África e Ásia – Prof. Cláudio Costa Pinheiro
  • LEÁFRICA – Memória, escravidão e espaço urbano – Profa. Mônica Lima
  • LEÁFRICA – Revolução em África – Ideologias Independentistas e Nacionalistas e sua atualidade – Prof. Nuno Fragoso Vidal
  • LEÁFRICA – A África na história da historiografia (décadas de 1950-1970) – Profa. Raissa Brescia dos Reis
  • LATHIMM – Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais – Prof. Gabriel Castanho
  • Laboratório – Imprensa e esfera pública nas Américas – Prof. João Paulo Rodrigues
  • LIPHIS – Laboratório "Visões das Américas" – Prof. Jorge Victor
  • PEA – Laboratório “Não violência e ativismo político no século XX” – Prof. Rodrigo Farias
  • "Leituras sobre o Brasil colonial" – Prof. Jucá
  • "Autoritarismo no Brasil Republicano" – Prof. Carlos Fico
  • Os Índios na Ditadura Civil-Militar (1964-1985) – Prof. Cesar de Miranda e Lemos
  • LEHA – Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais e pós-coloniais – Prof. Flávio Gomes
  • LEMP – Laboratório de Estudos Sobre os Militares na Política – Prof. Renato Lemos
  • Laboratório do NIEJ/ (LIEJ 1) – Ressentimentos: virada afetiva e sentimentos morais (sécs. XIX ao XXI) – Profa. Monica Grin
  • Laboratório de Estudos do Tempo Presente – Teorias da conspiração e discurso de ódio: da conspiração maçônica/judaica ao “marxismo cultural” – Prof. Ricardo Castro
  • Laboratório do NIEJ/ (LIEJ 2) – Memória(s) da Violência Contemporânea: experiência, mediação e representação – Profa. Dra. Sílvia Correia
  • PROCULT – Introdução ao Pensamento de Michel de Certeau – Prof. João Rodolfo Munhoz Ohara
  • PROCULT I – Estudos Introdutórios em Historiografia Brasileira – Profa. Maria Aparecida Rezende Mota
  • PROCULT – Leituras sobre o trágico em Guimarães Rosa – Profa. Norma Côrtes
  • "Saber histórico escolar e diálogos interculturais" – Profa. Cínthia Araújo
  • TEMPO/LHISCA – História da arte e cultura da mídia: Literatura, cinema, televisão, música e indústria da moda – Prof. Wagner Pinheiro Pereira
  • Laboratório Cursando História: um guia para principantes  professores Isabele Mello e Rodrigo Farias
  • CHA – O corpo das imagens: de Sainte-Foy a George Floyd  Profa. Maria Beatriz.
  • Laboratório Sacralidades - História do medo no Ocidente (1300-1800). Revisitando a obra de Jean Delumeau - Profa. Beatriz Catão, Profa. Jacqueline Hermann e Prof. William de Souza Martins.